terça-feira, 19 de maio de 2009

A COMUNIDADE DE BACURITEUA



      Bacuriteua está localizado às margens esquerda do rio Caeté aproximadamente a 10km do município de Bragança-PA. O acesso a essa comunidade é rodoviário e fluvial, através da rodovia Bragança-Ajuruteua e pelo rio Caeté.
      Bacuriteua é um nome de origem indígena devido a quantidade de frutos de uma árvore por nome bacurizeiro ( bacuri ).
      A população desta comunidade é de aproximadamente 4.500 habitantes. FONTE ( posto de saúde).
        Seu clima é equatorial, quente e úmido. Segundo moradores antigos, Bacuriteua tem mais de 200 anos, pois é uma das comunidades mais antigas do município de Bragança, ela tem uma árvore de piquiazeiro que é centenária na comunidade seus frutos são deliciosos, que fica às proximidades das escolas Gaziela Farias e Nazaré Cézar Pinheiro.

Pesquisa realizada pelos alunos da 7ª série.
   

2 comentários:

  1. todiaduarte@hotmail.com
    preciso de ajuda referente a bacuriteua.

    ResponderExcluir
  2. moro no rio de janeiro e em 1991,fui visitar as minhas tias.ana,maria e rita e minervina,que moravam um pouco distante da vila,neste dia eu fui de taxi de bragança para lá e lembrome que o carro entrou dentro do mato depois de sair da vila,a casa era de barro e pau a pique e perto do rio onde tinha alguns barcos canoas,minha tia se chama rita esposa do tio antonio,tinha a tia maria que já morreu a tia ana que eu não sei e a tia minervina da silva monteiro,com os seus filhos lauro,raimundo e sebastião.tantos anos,e perdi o contato,queria o endereço e se possivel foto do lugar,por email.é possivel localiza-los?ainda continua dificil a condução para ir até lá???penso em voltar a visita-los,mas antes preciso do enfereço.
    tem como me ajudar??? todiaduarte@hotmail.com
    meu nome é custodia/moro em são joão de meriti/rio de janeiro

    ResponderExcluir